top of page

Pesquisadores Marcelo Mariano e Julia Borba produzem artigo em conjunto

O professor coordenador do LANTRI e Assistente Doutor do curso de Relações Internacionais da UNESP (Campus de Franca), Marcelo Passini Mariano, e a pesquisadora do LANTRI Julia Borba, mestra em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC/SP), desenvolveram em conjunto o artigo ''The Quest for Syntony: Democracy and Regionalism in South America''.


O artigo em questão analisa como a questão da proteção da democracia foi incorporada ao regionalismo sul-americano. Mostra também a motivação para a construção de Cláusulas de Democracia no regionalismo e identifica os desafios para a sua implementação. De 1985 a 2008, houve uma inserção progressiva de instrumentos relacionados à proteção da democracia. Entre 2009 e 2015, os esforços foram voltados para a expansão da autonomia regional para lidar com crises políticas.


A partir de 2016-2020, a democracia foi usada como um elemento de divisão entre os Estados. Deste modo, foram identificados os fatores que ajudam a explicar as mudanças observadas que resultaram no enfraquecimento da contribuição do regionalismo para a democracia.


Para ter acesso ao artigo, basta clicar aqui!

Destaques
Posts Recentes
Arquivos
bottom of page