top of page

Linhas de Pequisa

Neste espaço esta concentrado as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo  LANTRI atualmente, e concluidas.

  • Novos Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.

  • Processos de Integração Regional

  • Política Externa Brasileira

  • Negociações Comerciais Internacionais

  • Novos Atores

  • Novos Temas nas Relações Internacionais.

Pesquisas

Nesta pagina você encontrará as pesquisas desenvolvidas pelo LANTRI.

Pesquisas em Andamento

  • O Brasil e a Integração Sul-americana: a Unasul e as novas dimensões da integração (2013 - Atual)

 

  • A presente pesquisa, na perspectiva da política externa brasileira, busca contribuir para o entendimento da atual dinâmica da integração regional da América do Sul, representada pela formação da UNASUL, a partir da análise dos acordos e objetivos relacionados a três temas específicos e inter - relacionados: segurança, integração física e financiamento da integração. Esses três temas envolvem dilemas importantes de cooperação, que buscaremos identificar, ao mesmo tempo, lidar com essas questões torna-se fundamental, pois, são conseqüências do objetivo de promover maior cooperação e interconexão entre os países; além de serem temas próprios das novas dimensões que a integração assume nos anos 2000. Pretendemos averiguar se o sentido da cooperação na América do Sul mudou com a formação da UNASUL, e, em que medida é possível a viabilização de um processo de integração regional que tem como objetivo o fortalecimento da autonomia nacional. 

  • Instituições Envolvidas:

    • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Institução Principal

    • Universidade Estadual Paulista (UNESP) via Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Interncionais (LANTRI).

  • Financiador:

    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Inserção Regional e suas consequencias para a política externa: uma análise do Brasil e da Índia (2015 - Atual)

  • Procuraremos entender se o ambiente regional em que um Estado está localizado molda a sua visão de mundo. Se sim, como esse processo ocorre e quais as consequências para o conjunto da política externa? A partir da análise da atuação do Brasil e da Índia, na América do Sul e no Sul da Ásia, respectivamente, este projeto buscará construir uma teoria para responder à questão colocada.

  • Instituições Envolvidas:

    • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Institução Principal

    • Universidade Estadual Paulista (UNESP) via Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Interncionais (LANTRI).

 

  • Financiador:

    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

linhas de pesquisa
P. Andamento

Pesquisas Concluídas

P. Concluídas
  • O Brasil e as Negociações Sobre Agricultura no Sistema GATT/OMC: a experiência brasileira em coalizões e contenciosos agrícolas 2012 - 2016

 

Descrição: Esta proposta de pesquisa busca compreender melhor como a participação do Brasil no sistema GATT/OMC influenciou a política externa brasileira. Para tanto, a análise está centrada na atuação brasileira nas coalizões agrícolas, a partir das experiências vividas no Grupo de Cairns (Rodada Uruguai) e na coalizão G-201 (Rodada Doha), assim como nos contenciosos agrícolas, com especial atenção ao caso do Algodão (Brasil x EUA) e ao caso do açúcar (Brasil x União Europeia). A participação do país nas coalizões agrícolas e nos contenciosos fornecem elementos empíricos importantes para compreender o comportamento brasileiro com relação às negociações multilaterais. O enfoque teórico utilizado procura explorar melhor o processo de aprendizagem oriundo dessas experiências, contemplando instrumentos analíticos advindos de abordagens racionalistas, como as institucionalistas e as intergovernamentalistas, com preocupações construtivistas a respeito do processo de internalização de normas e procedimentos originados a partir das interações que ocorrem nos espaços de cooperação internacional. Trata-se, portanto, de uma expansão significativa da abordagem teórico conceitual e do trabalho empírico que foi realizada na pesquisa ?A Posição Brasileira no G-20: Política Externa e Pressões Domésticas?2, realizada com o apoio do CNPq e finalizada no ano de 2010.. 

Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Outra / CNPQ - Auxílio financeiro.

  • Estrutura Socioeconômica e Políticas para a Integração da América do Sul - Integração da Infraestrutura sul-americana 2011 - 2013

 

Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Bolsa.

  • Metodologia do Trabalho Científico em Ciências Humanas e Sociais e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação 2011 - 2012

 

Descrição: UNESP - Edital nº 005/2011-PROPE Em geral, a área das Ciências Sociais e Humanas no Brasil apresenta certa dificuldade para incorporar instrumentais provenientes das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das atividades de pesquisa. Na atualidade, existem soluções tecnológicas, de software, hardware e serviços, que são de baixo custo e demandam pouco tempo de treinamento por parte dos usuários, mas que não foram desenvolvidas especificamente para as finalidades de pesquisa científica. Desta forma, o objetivo geral desta proposta será analisar aspectos básicos da metodologia do trabalho científico em ciências humanas e sociais a fim de buscar novos instrumentais e procedimentos técnicos, proporcionando maior intensificação do uso das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano dos pesquisadores e nos trabalhos realizados em grupos de pesquisa. Este projeto pretende, portanto, diminuir a distância entre as novas soluções tecnológicas e o dia-a-dia do trabalho científico, sem perder de vista as condições da produção da pesquisa e do conhecimento no Brasil e, simultaneamente, fortalecer essa linha de pesquisa na Unesp - Campus de Franca.

 

Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.

 

  • A Posição Brasileira no G-20: Política Externa e Pressões Domésticas 2008 - 2010 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

bottom of page