top of page

Colaboradores

Abaixo indicamos os atuais e ex-integrantes do LANTRI

doutores

Gabriel Cepaluni

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Relações Internacionais - UNESP, UNICAMP e PUC-SP (2004). É doutor na área de Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Política Internacional, e Professor de Relações Internacionais da Unesp-Franca. Foi Pesquisador Visitante na Universidade de Aarhus, Dinamarca, Professor Visitante na Universidade de La Salle, Colômbia e Pós-Doutorado na New York University e na Brown University. Pesquisa Política Externa Brasileira, Organizações Internacionais (GATT-OMC) e Métodos Experimentais em Ciências Políticas.

Haroldo Ramanzini Júnior

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Política Internacional. Professor Adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-IEUFU). Coordenador da Área Temática de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT/INEU). Membro da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Membro do Programa de Negociações Internacionais (PRONINT) do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-UNESP) e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Integração Regional da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES). Atua principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Regionalismo e Cooperação Sul-Sul.

Karina Lilia Pasquariello Mariano

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qual participa do Laboratório de Política e Governo e coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). É bolsista Produtividade do CNPq e desde 1992 é pesquisadora da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), coordenada pelo Prof. Dr. Tullo Vigevani. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, teorias de integração, União Europeia, relações internacionais, sindicatos, parlamentos regionais e democracia.

Regiane Nitsch Bressan

Professora da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), curso Relações Internacionais, área Integração Regional. Especialista em Integração da América Latina: Doutora (2012) e Mestre (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo. Foi também aluna visitante no Máster en Estudios Latinoamericanos do Instituto Interuniversitario de Iberoamérica, na Universidade de Salamanca, Espanha (2007). Bacharel em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2004). Foi assistente de pesquisa do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC (2002-2008), sendo bolsista do CNPq e FAPESP. De 2009 a 2013, atuou como docente no curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco. Tem experiência no desenvolvimento de projetos acadêmicos na área de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, América Latina, Mercosul, Blocos Econômicos e Teorias de Integração Regional.

Please reload

bottom of page