top of page

Pesquisadores

Abaixo indicamos os atuais integrantes do LANTRI

marcelo passini mariano

Marcelo Passini Mariano

Coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI/UNESP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2007). Professor Assistente Doutor do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista - UNESP (Campus de Franca). Professor do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Tem experiência na área de Relações Internacionais com pesquisas nos seguintes temas: processos de integração regional (Mercosul, Alca, Relação Mercosul União Européia e integração na América Latina), política externa brasileira, controle democrático de política externa, processos de tomada de decisão e gestão de relações internacionais de governos não-centrais (paradiplomacia), técnicas de pesquisa em ciências humanas e o uso das tecnologias de informação e comunicação.

Saiba Mais (Currículo Lattes)

foto-redes-sociais-2020-08.jpg

Rafael Augusto Ribeiro de Almeida

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Franca (2012). Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI/UNESP), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Entre 2008 e 2011 foi redator-colaborador do Observatório de Política Externa Brasileira (OPEB) vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP). Foi assistente de pesquisa no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Na graduação foi bolsista PIBIC/CNPq e, posteriormente, bolsista FAPESP. No mestrado foi bolsista FAPEMIG.

Saiba Mais (Currículo Lattes)

barvara-carvalho.gif

Bárbara Carvalho Neves

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais - San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP, UNICAMP). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Pesquisadora do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI), do Grupo Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Observatório de Regionalismo (ODR). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca. Realizou intercambio acadêmico do Instituto Politécnico Nacional na Cidade do México, em 2015, no curso de Negócios Internacionais com bolsa do Santander Universidades. Técnica em Informática pelo Colégio Técnico Industrial - UNESP Bauru (2010-2012), possuindo experiência na área da Ciência da Computação. Desenvolveu Iniciação Científica com bolsa (CNPq) na área de Integração Regional, sobre a atuação brasileira nos projetos de cooperação da América do Sul, com foco na área de Integração em Infraestrutura. Temas de interesse: Integração regional; Integração em Infraestrutura; Política Externa Brasileira; Regionalismo Sul-Americano.

Saiba Mais (Currículo Lattes)

jaqueline-pigatto.gif

Jaqueline Trevisan Pigatto

Doutoranda em Ciências Sociais. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC/SP) e bacharela em Relações Internacionais pela UNESP Franca (FCHS). Pesquisadora em governança da Internet, instituições internacionais e setor privado transnacional. Participa dos grupos de pesquisa LANTRI (Laboratório de Novas Tecnologias em Relações Internacionais) da UNESP Franca e REPRI (Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa), que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa. Alumni da Escola de Governança da Internet, do Comitê Gestor de Internet do Brasil (CGI.br); do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio); da ICANN@NextGen na ICANN62; e do programa Youth@IGF da Internet Society (ISOC).

Saiba Mais (Currículo Lattes)

julia-borba.gif

Julia de Souza Borba Gonçalves

Pesquisadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) com bolsa CAPES no período 2017-2019. Desde 2014 é membro da Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (REPRI), que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa, e desde 2019 é associada à Red Colombiana de Relaciones Internacionales (RedIntercol). Áreas de interesse: Política Externa Brasileira; Regionalismo Latino-americano; Integração Regional; Processos de Persuasão Normativa.

Saiba Mais (Currículo Lattes)

pedro-diniz-rocha.jpeg

Pedro Diniz Rocha

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Santiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC/SP) e fundador da Visualizzare, uma empresa especializada em análise e visualização de dados. Seus interesses gravitam em torno dos Estudos de Paz e Conflito, Segurança Internacional, disputas territoriais, visualização de dados, métodos computacionais e programação. Tem experiência trabalhando com R para análise e visualização de dados. Recentemente começou a trabalhar com JavaScript e se aventurar em D3.js. Quando não está em pesquisa ou codando, você certamente vai achá-lo ouvindo rock alternativo e fazendo trekking em alguma montanha por aí.

Saiba Mais (Currículo Lattes)

perfil linkedin.jpg

Isabella Cristina Silva e Silvério

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Pesquisadora no Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI), integrante do Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos (NETPDH) desde 2019, sendo bolsista Prograd em 2021 responsável pela coordenação do grupo. Voluntária como Diretora de Mídia no Diário das Nações.

foto - João Lucas Motta.jpeg

João Lucas Passos Motta

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em informática pelo Instituto Federal de São Paulo(2018), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo(2015) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de São Paulo(2018). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional.

Thiago Vicino Fernandes.jpeg

Thiago Vicino Fernandes

Graduando em Relações Internacionais pela Unesp, participou da coordenadoria do Centro Acadêmico de Relações Internacionais João Cabral de Melo Neto da Unesp, campus de Franca, sob as gestões Joaquín Torres García 2017/18 e Resista! 2018/19. Participou ainda do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos de maio de 2017 a julho de 2019, sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Mello Sant'Anna. Tem experiência em cenarização prospectiva estratégica.

foto guilherme.jpg

Guilherme Henrique de Freitas Lopes Pinto

Atualmente é pesquisador membro do LANTRI( Laboratório de pesquisa de novas tecnologias em Relações Internacionais). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais. Experiência com estudos de Defesa e Segurança.

Saiba Mais (Currículo Lattes)

bottom of page