A Hemeroteca Política Externa Brasileira é uma base de dados que contém uma seleção de matérias publicadas, entre 1973 e 2010, por alguns jornais brasileiros dentre os quais se destacam: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil.

 

A seleção das notícias foi realizada pelos professores Tullo Vigevani (UNESP) e Shiguenoli Miyamoto (UNICAMP) e a coordenação da digitalização ficou sob responsabilidade do professor Marcelo Passini Mariano (UNESP). O trabalho de digitalização foi iniciado em 2002, em um período no qual eram escassos materiais digitais, e se estendeu até 2010, momento em que materiais digitais já eram mais acessíveis. O interesse desta Hemeroteca consiste em cobrir importantes acontecimentos envolvendo o Brasil no cenário internacional.

 

Com aproximadamente 30 mil notícias que tratam de diversos temas da política exterior do Brasil, essa Hemeroteca esta dividida em 13 temáticas:

 

Brasil-África; Brasil-América Latina; Brasil-Ásia; Brasil-Oriente Médio; Brasil-Europa; Brasil-Argentina; Brasil-Estados Unidos; Política de Comércio Exterior do Brasil; Brasil-Economia Internacional; Brasil-Meio Ambiente; Brasil-Informática e direitos autorais; Brasil-Diálogo subnacionais; Coletânea “Gazeta Mercantil Números Especiais”.

 

Além do endereço de acesso à Hemeroteca via WEB, abaixo disponibilizamos um vídeo que explica como utilizar e pesquisar o conteúdo integral da Hemeroteca.

 

  • Vídeo de apresentação (instruções de pesquisa na Hemeroteca) - Clique Aqui

 

  • Histórico da Hemeroteca de Política Externa Brasileira

Em 2002, a digitalização das notícias selecionadas começou a ser realizada no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Naquele momento, a Hemeroteca foi disponibilizada através de uma parceria com o Consórcio de Informações Sociais (CIS-USP), coordenado pelo professor Brasílio Sallum Júnior (USP). O CIS-USP disponibilizava os arquivos digitalizados aos interessados através de sua plataforma digital. Apesar dos arquivos estarem disponíveis, era necessário que a pessoa interessada  baixasse todos os arquivos de ao menos uma das treze temáticas disponíveis e  realizasse a procura manual das notícias de seu interesse particular.

A partir de 2012, o Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI), localizado na UNESP, campus Franca, juntou-se aos esforços para melhorar a disponibilização da Hemeroteca. Em conjunto com o CIS-USP, transformou todos os arquivos que estavam em formato txt ou tiff para o formato de PDF. Através da realização automatizada do reconhecimento óptico de caracteres (OCR) os arquivos da Hemeroteca foram integralmente disponíveis através de PDFs pesquisáveis. Com isso, dependendo da qualidade das páginas digitalizadas, as palavras contidas dentro de cada notícia podem ser pesquisadas. Isso possibilita  que todo o conteúdo da Hemeroteca seja, integralmente, indexado  e consultado via inserção de palavras chaves. O indexador utilizado é o “Recoll WebUI”, uma interface web do “Recoll Full-text Search”.

 

No início de 2017, a editora UNESP também juntou-se ao projeto através da hospedagem da Hemeroteca.

Os recursos para aquisição dos equipamentos de digitalização, concessão de bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação que auxiliaram a construção da Hemeroteca de Política Externa Brasileira foram fornecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), pelo Consórcio de Informações Sociais (CIS-USP), pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e pelo Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI/UNESP) .

  • Equipe

Coordenadores

Tullo Vigevani, Shiguenoli Miyamoto, Marcelo Passini Mariano.

 

Assistentes

Regiane Nitsch Bressan, Kelly de Souza Ferreira, Rafael Augusto Ribeiro de Almeida, Ricardo Gustavo Garcia de Mello, Maite Garcia Alava, Barbara Neves, Isabella Vieira, Juliete Silva, Patrícia Ferrarin, Hamilton Vera.

  • Instituições Envolvidas

Base de Dados: Hemeroteca de Política Externa Brasileira

Contato / Contact

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • RSS Social Icon

Endereço: 

Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 

Jd. Dr. Antonio Petráglia -14409-160 - Franca, SP, Brasil.

O Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI) busca integrar a utilização sistemática de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com as pesquisas acadêmicas em Relações Internacionais, privilegiando ferramentas de pesquisa Livres (Free Software) ou de Código Aberto (Open Source). Esta integração é realizada através do desenvolvimento de pesquisas que tem como foco central as Relações Internacionais do Brasil ou apresentem temáticas com impactos sifgnificativos sobre o Brasil.
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey RSS Icon