top of page

Dissertação do pesquisador Rafael Almeida analisa a atuação brasileira na Organização Mundial do Com

O mestre em Relações Internacionais Rafael Augusto Ribeiro de Almeida obteve seu título com o trabalho "O Brasil e o multilateralismo comercial: a política externa brasileira em relação à OMC entre 2003 e 2008.", pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação do Prof. Dr. Haroldo Ramanzini Júnior. O trabalho na íntegra pode ser acessado aqui.

O objetivo desta dissertação é analisar a atuação brasileira nas negociações multilaterais de comércio tendo especial atenção a atuação do ministério de Relações Exteriores e de atores da sociedade civil brasileira em instâncias centrais da OMC, da Rodada Doha e do G-20 comercial entre 2003 e 2008. Mais especificamente, busca-se, por um lado, investigar as intenções e os compromissos que a diplomacia brasileira assumiu em relação aos demais países em desenvolvimento, com destaque aos membros do G-20, bem como o papel assumido pelo país na Rodada Doha entre 2003 e 2008.


Por outro lado, procura-se compreender as preferências de atores domésticos brasileiros interessados e/ou envolvidos nas negociações comerciais e o espaço que estes atores adquirem na agenda brasileira voltada para a OMC entre 2003 e 2008. Os atores domésticos delimitados nesta dissertação foram: o setor industrial, especialmente, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB); o setor do agronegócio com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e movimentos sociais com a Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP).


Destaques
Posts Recentes
Arquivos
bottom of page